Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Importando cadastro de operações fiscais para o sistema

Para baixar a planilha padrão de cadastro de operações fiscais, acesse:

Fiscal – Operações Fiscais

Na tela de Operações Fiscais, clique em Mais Ações e seleciona a ação Importar ou Exportar.

Na nova tela terás duas opções: a primeira (do lado esquerdo) é a planilha para cadastrar novas operações fiscais e a segunda (lado direito) é para editar cadastro de operações fiscais já existentes no sistema.

Editando operações fiscais já cadastradas

Para exportar a planilha para editar em massa suas operações fiscais, clique no ícone de Baixar Planilha Contendo as Operações Fiscais. O sistema vai gerar um arquivo em formato .xls, que é uma planilha de Excel.

Altere os dados desejados, sem alterar o cabeçalho ou a ordem das colunas, salve a planilha e importe novamente, clicando em Buscar planilha no meu computador e procurando a planilha em seu computador.

LEMBRE-SE: respeite o tempo solicitado pelo sistema para edição de todas as operações fiscais. Não tente importar uma planilha novamente, saia do sistema ou faça outro tipo de cadastro enquanto a planilha não tiver sua importação finalizada.

CUIDADO: está planilha fará somente a edição de operações fiscais já cadastradas no sistema, ela não realizará o cadastro de novas.

Cadastrando novas operações fiscais

Para exportar a planilha de cadastro de novas operações fiscais em massa, clique no ícone de Baixar Planilha Modelo. Será gerado um arquivo .xls – planilha de Excel.
Você deverá preencher as colunas corretamente, sem alterar ou adicionar nenhuma coluna, nem modificar o cabeçalho.

Você também poderá copiar as informações de outra planilha e colar na planilha exportada do BEXUS Cloud.
Novamente dentro do sistema, na mesma tela que você exportou a planilha, clique no botão Buscar planilha no meu computador, selecione a planilha que você deseja importar e clique em abrir.

LEMBRE-SE: respeite o tempo solicitado pelo sistema para o cadastro de todas as operações fiscais. Não tente importar uma planilha novamente, saia do sistema ou faça outro tipo de cadastro enquanto a planilha não tiver sua importação finalizada.

CUIDADO: está planilha fará somente o cadastro de novas operações fiscais no sistema, ela não realizará edição de operações fiscais já cadastradas.

Preenchendo a planilha do Excel
Ao baixar a planilha Excel do sistema, terás o arquivo XLS para preencher. Serão 19 colunas para preenchimento. Abaixo você poderá conferir quais são elas e quais informações preencher em cada uma.
Coluna “Nome Operação”: Nesta coluna deverás informar a categoria da venda. Cadastre esta operação em Cadastro Base > Nova Categoria de Venda e marque a opção Visível das Operações Fiscais.
Coluna “Grupo Tributário”: Nesta coluna deverás informar o grupo tributário. Cadastre este grupo em Fiscal > Grupo Tributário.
Coluna “Destino Estado”: Nesta coluna deverás selecionar o estado de destino das mercadorias.
Coluna “Situação PIS”: Nesta coluna deverás selecionar a situação do PIS.
Coluna “Aliquota PIS(%)”: Nesta coluna deverás informar a alíquota de PIS, quando houver.
Coluna “Situação COFINS”: Nesta coluna deverás selecionar a situação de COFINS.
Coluna “Aliquota COFINS(%)”: Nesta coluna deverás informar a alíquota do COFINS, quando houver.
Coluna “Natureza BC do Crédito”: Nesta coluna deverás selecionar a Natureza da BC do Crédito, quando houver.
Coluna “Situação ICMS”: Nesta coluna deverás selecionar a situação de ICMS.
Coluna “Modalidade Determinação da BC do ICMS”: Nesta coluna deverás selecionar a Modalidade de Determinação da BC do ICMS, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “Redução da BC do ICMS (%)”: Nesta coluna deverás selecionar a Redução da BC do ICMS, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “Aliquota ICMS(%)”:Nesta coluna deverás preencher a Alíquota de ICMS, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “Somar IPI na Base?”: Nesta coluna deverás marque a opção SIM ou NÂO.
Coluna “Modalidade Determinação da BC do ICMS ST”: Nesta coluna deverás selecionar a Modalidade de Determinação da BC do ICMS ST, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “Redução da BC do ICMS ST(%)”: Nesta coluna deverás informar a alíquota da Redução da BC do ICMS ST, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “MVA do ICMS ST(%)”: Nesta coluna deverás informar a alíquota do MVA do ICMS ST, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “Aliquota ICMS ST(%)”: Nesta coluna deverás informar a alíquota do ICMS ST, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “Aliquota ICMS Simples Nacional(%)”: Nesta coluna deverás informar a Alíquota do Simples Nacional, conforme a situação de ICMS selecionada.
Coluna “CFOPs”: Nesta coluna deverás adicionar o CFOP que será utilizado para emissão da nota fiscal.

Não se esqueça de salvar a planilha depois de preenchidas as informações e fazer o upload dentro do sistema.

Esse conteúdo foi útil?

Artigos Relacionados