Como emitir NFC-e a partir do Pedido ou Orçamento no BEXUS Cloud
NFC-e é um documento que comprova a realização de uma venda ou a prestação de serviços. A nota fiscal é fundamental para que as empresas possam esclarecer os impostos incidentes sobre as operações realizadas, facilitando a fiscalização das autoridades responsáveis.
Com o sistema BEXUS Cloud é fácil emitir NFC-e referente às suas vendas, ou seja a nota fiscal de consumidor. Uma vez que a NFC-e tenha sido preenchida e assinada eletronicamente (com certificado digital), ela será transmitida pela internet para a SEFAZ.
Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Pedidos e Orçamentos.

A seguir, na tela Cadastro de Pedidos e Orçamentos, preencha as informações referentes ao seu pedido:

Para gerar uma NFC-e, no campo Categoria da venda, deverá ser informada a categoria Consumidor Final (que é a categoria padrão para as NFC-es/CF-es).

Para vendas do PDV, essa categoria já é selecionada de forma automática, quando a venda for finalizada, gerando uma nota ou cupom fiscal.
Quando todos os dados estiverem devidamente preenchidos, clique em Salvar. Na sequência, clicando em Mais Ações aparecerá uma série de opções. Será necessário Faturar Pedido, pois somente com o pedido faturado é possível gerar a NFC-e.

Com seu pedido de venda no status de Pedido Faturado, você poderá clicar na opção Gerar NFC-e/CFe:

Na próxima tela, o sistema informa a NFC-e que será emitida. Clique na opção Gerar NFC-e:

Logo após, o sistema informa que a NFC-e foi emitida com sucesso e você poderá Baixar o Cupom, Imprimir Cupom ou Enviar Cupom por E-mail.

O DANFE NFC-e é uma representação simplificada da NFC-e que contém a chave de acesso e QR Code da NFC-e para que o consumidor consulte a regularidade da mesma. Ela será impressa no momento da venda do produto para o consumidor final, de maneira análoga ao cupom fiscal.
Na imagem abaixo, exibimos um modelo da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e):

O QR Code deverá existir no DANFE NFC-e relativo à emissão em operação normal ou em contingência, seja ele impresso ou virtual (DANFE NFC-e em mensagem eletrônica). A impressão do código no DANFE NFC-e tem a finalidade de facilitar a consulta dos dados do documento fiscal eletrônico pelos consumidores, mediante leitura com o uso de aplicativo leitor de QR Code, instalado em smartphones ou tablets.
Emissão de NFC-e em Contingência
A emissão em Contingência é essencial para quando houver problemas técnicos na comunicação com a SEFAZ. Esses problemas podem acontecer tanto por parte dos servidores da SEFAZ, quanto na infraestrutura da empresa.
Ao identificar a impossibilidade de conexão com a SEFAZ, o contribuinte poderá optar pela emissão offline da NFC-e. Dessa forma, será gerado um arquivo XML da Nota Fiscal que deverá ser salvo e enviado à SEFAZ, quando sanados os problemas de comunicação.