Como gerar um relatório de Precificação no BEXUS Cloud
O sistema disponibilizará este relatório para que você possa definir um valor quantificável para as vendas dos seus produtos ou serviços. Com as informações descritas, fica mais fácil estabelecer quanto o seu cliente deverá pagar para obter o item ou contratar um serviço que você oferece.
Neste artigo abordaremos:
– O que eu devo fazer no cadastro do meu produto?
– Cadastrando um Pedido/Orçamento;
– Como visualizar os meus relatórios de Precificação?
– Como pesquisar por um relatório específico?
– Como exportar para PDF?
– Como exportar para Excel?
– Benefícios do Relatório de Precificação.
O que eu devo fazer no cadastro do meu produto?
Este relatório irá utilizar os dados do custo e precificação de um produto. Então, talvez seja necessário editar um produto já cadastrado no sistema, para completar as informações contidas nesses campos. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Produtos.

Logo, será exibida a listagem de todos os seus produtos registrados. Selecione o produto que deseja alterar e clique no ícone de Lápis para editar. O produto utilizado para este exemplo, é o Chinelo Amazonas.

Na tela Cadastro de Produtos, busque a seção Custos e Precificação. Para gerar um relatório completo você pode informar os campos sugeridos nesta seção.

Após, finalizar a edição destes dados, clique em Salvar.
Cadastrando um Pedido/Orçamento
Para utilizar as informações deste relatório é necessário registrar pedidos/orçamentos no sistema.
Uma vez que você tenha informado o preço de custo e preço de venda lá no cadastro dos seus produtos, é chegado o momento de registra um orçamento ou pedido que se tornará uma venda.
Para conhecer o processo de cadastro de pedidos e orçamentos, siga os passos do artigo: Como cadastrar um Pedido ou Orçamento no BEXUS Cloud.
Como visualizar os meus relatórios de Precificação?
Agora acesse o menu lateral Relatórios, submenu Vendas e Precificação.

Nesta etapa, você será direcionado para a tela Relatório de Precificação de Produtos, onde, no primeiro momento aparecerá uma tela em branco, com apenas um botão: Filtros do Relatório.
Ao clicar neste botão, serão exibidos os seguintes campos, veja na imagem abaixo:

Para visualizar todos os relatórios, que já foram efetuados no sistema, faça o seguinte procedimento: no campo Período, informe Personalizado e nos campos Data Inicial e Data Final delete as datas informadas. Depois disso, clique em Aplicar Filtros.
Como pesquisar por um relatório específico?
Agora, é só informar os filtros corretamente para fazer uma busca precisa. Veja a abaixo, mais informações sobre os seguintes campos:
Empresa: selecione uma empresa para sua busca;
Produto: selecione uma mercadoria;
Gênero: após informar uma mercadoria, selecione um gênero;
Tipo de Estoque: a opção que você vai selecionar neste campo, se refere a unidade de medida cadastrada no produto;
Filtros Período: selecione dentre as opções um estágio para a sua pesquisa;
Data Inicial: com o campo Filtros Período, na opção Personalizado, será possível definir uma data para iniciar a sua busca. E no campo Data Final, informe uma data para finalizar o estágio da busca;
Ordenar Por: selecione uma das opções disponíveis (Código do Produto, Nome do Produto, Markup, Maior Prejuízo, Maior Lucro).
Com o preenchimento do campo desejado, clique em Aplicar Filtros. Com o botão Limpar Filtros o sistema apaga todas as informações inseridas.
Como exportar para PDF?
Após, informar algum dos campos para utilização dos filtros de busca, é possível baixar o seu relatório.
Para isso, clique sobre o ícone Exportar para PDF e será possível exportar o documento de acordo com as informações contidas nos filtros.

Acesse o arquivo no rodapé da sua página e clique no ícone de seta, para selecionar a opção Abrir:

Como exportar para Excel?
Para visualizar o documento no Excel, clique sobre o ícone Exportar para Excel.

Nesse momento, o seu relatório estará acessível no Excel, com as informações contidas nos filtros de busca. Na imagem a seguir, apresentamos um exemplo de como poderá ser o seu documento:

Benefícios do Relatório de Precificação
Este relatório irá auxiliar no acompanhamento da lucratividade de seus produtos.
Ele mostrará as informações de gastos de compra com cada produto, o preço e despesas de venda, e ao final apresentará qual é o lucro desejado e qual o lucro real deste produto.

Saiba mais sobre os campos seguintes:
Código: clicando na numeração deste campo o sistema fará o redirecionamento para a seguinte tela: Cadastro de Produtos.
Produto: neste campo, será apresentada a descrição da mercadoria;
Despesas: as despesas estão relacionadas aos valores gastos com a mercadoria ou serviço.
Na coluna Despesas, verifique os campos abaixo:

Preço Compra: o valor de compra do produto;
Frete Compra: trata-se de uma taxa cobrada pela entrega do produto adquirido;
Seguro Compra:
IPI: o Imposto sobre Produtos Industrializados;
ICMS: é um imposto que é cobrado em cima da circulação de produtos e serviços;
Operacional/Outros: o percentual referente às Despesas Operacionais;
Impostos: a soma dos encargos tributários sobre a mercadoria;
Comissões: neste campo serão informadas as comissões;
Frete: o preço sobre o frete;
Seguro: o valor do seguro;
Total Despesas: o total das despesas;
Precificação: para muitas empresas, atribuir um preço de venda aos seus produtos e serviços é uma das principais atividades estratégicas do negócio.
Através desta coluna, você pode visualizar, as seguintes informações:

Markup: o markup é um método de precificação que permite o controle do preço de venda, por meio de um “indicador” ou “índice”. Este indicador é aplicado sobre o custo de um produto, determinando o preço de venda e comercialização. Um markup é adicionado ao custo total incorrido pelo produtor de um bem ou serviço com propósito de gerar um lucro.
Lucro Esperado sobre o custo + acresc.: esta informação diz respeito ao percentual de lucro que você, empreendedor, estima ter sobre a venda de cada mercadoria. Ou seja, se você adquire uma vassoura que tem um custo total de R$5,00 para a sua empresa (incluindo impostos e custos operacionais), aqui será atribuído um valor em % de lucratividade sobre o valor investido na compra da vassoura. Assim, se ela custa R$5,00 para a sua empresa e o lucro estimado é de 20%, você deverá precificá-la pelo valor de R$6,00.
Lucro Real (margem): faz parte da estratégia de qualquer negócio definir um preço e uma margem para negociação, estabelecendo o percentual de lucro que você deseja ter;
Lucro Real sobre a venda: neste campo será informado o lucro que você efetivamente teve no momento da venda. Por exemplo, digamos que você esperava ter 20% de lucro sobre a venda de cada vassoura. No entanto, o cliente A fez uma compra de 10 vassouras. Nesse caso, você aplicou um percentual de desconto para fechar uma venda maior. Assim, o lucro real, será diferente do esperado.
Preço Venda Atual: será informado o preço que está sendo praticado neste momento em seu comércio;
Preço de Venda Sugerido: o índice multiplicador fará o cálculo final, sugerindo o preço de venda sobre um produto/serviço.