Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Configurando o SAT

Neste artigo você poderá verificar a configuração completa do SAT, desde à vinculação do CNPJ ao aparelho SAT até a instalação do aplicativo BEXUS SAT que fará a sincronização dos dados para emissão dos CF-e’s.

Caso você já tenha efetuado algumas das etapas abaixo, pode avançar para as etapas seguintes.

Vinculando o SAT ao CNPJ

Caso você já tenha efetuado o vinculo do SAT ao CNPJ, pule para o próximo passo.

  • Antes de iniciar o processo de vinculação do SAT ao CNPJ, certifique-se de que possui um certificado digital para aquele CNPJ com o qual planeja emitir CFe instalado na maquina onde o processo de vinculação do CNPJ será feito.

Para vincular o SAT ao CNPJ com o qual o cliente deseja emitir CFe, é necessário acessar a página dedicada ao SAT no site da SEFAZ de São Paulo. 
Para isso acesse o seguinte link : https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT

Após clique em “Contribuinte” e no ícone de escolha do certificado digital. Uma janela de escolha do certificado digital abrirá, e nesta janela, escolha o certificado digital para o CNPJ em que deseja vincular o SAT. 

Após obter acesso ao sistema de retaguarda do SAT, deixe o mouse em cima do menu “Equipamento”, no submenu, deixe o mouse em cima de “Ações”, e no submenu seguinte clique em “Vincular Equipamento SAT”. Após isso confira se os dados da empresa conferem e caso estejam corretos, insira o número de série do aparelho SAT. 
Após inserir o número de série do aparelho, clique no ícone de uma “página com um mais”, para adicionar efetivamente este número de série. 
Preencha um e-mail no tem certeza que receberá as notificações da SEFAZ. 
Logo acima do botão enviar, existem duas opções relacionadas ao certificado digital que irá utilizar. Verifique com quais delas o SAT a ser vinculado trabalha, e entre estas, qual o que o cliente deseja utilizar. Feito isso, clique no botão enviar e caso houver uma tela subsequente, apenas prossiga com a operação confirmando os dados.

Ao final do processo, uma tela de confirmação da operação será exibida, tela qual recomendamos que seja impressa para prevenção de possíveis problemas futuros.

Instalando driver do aparelho SAT

Antes de iniciar o processo de instalação do driver do aparelho SAT, certifique-se que o SAT esteja conectado ao computador e que o usuário em que será feita esta operação possui privilégios de administrador do sistema.

Caso o fabricante do aparelho SAT não forneça um instalador automatizado do driver do dispositivo SAT, é necessário que esta instalação seja feita manualmente.

Para isso acesse a ferramenta “Gerenciador de Dispositivos” do seu computador. Para acessar esta ferramenta, abra Windows Explorer (gerenciador de arquivos), em cima de “Meu Computador” ou “Este Computador” clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades”.

Uma tela onde se encontram varias informações sobre o computador do cliente deve ser aberta. Clique na opção no canto superior esquerdo “Gerenciador de Dispositivos”.

Procure um dispositivo com um sinal de alerta, nas sessões “Outros Dispositivos”, “Dispositivos do Sistema”, “Portas Serial”, “Portas COM”. Estas são apenas sugestões, o SAT pode estar em outra sessão, mas geralmente esta em uma dessas sessões.

Ao encontrar um dispositivo com o sinal de alerta tente verificar se ele possui alguma informação que identifique ele como o aparelho SAT.

Após realizar esta identificação, clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo com problema e selecione a opção “Atualizar Driver…”.

Após selecione a opção “Procurar Software de Driver no Computador” e escolha a pasta onde os arquivos de driver fornecido pelo fabricante estão.

A instalação pode demorar alguns minutos, dependendo do computador do cliente.

Ativando o SAT

Antes de iniciar o processo de ativação, certifique-se que os drivers do SAT estão instalados no computador em que o SAT esta conectado, caso contrário um erro relativo a impossibilidade de abrir a porta serial ou de impossibilidade de comunicação com o SAT será exibido durante a ativação
Certifique-se também, que o SAT esta conectado ao computador e com conexão a internet, para que ele possa se comunicar com a SEFAZ 

Para o processo de ativação do aparelho SAT em si, não existe uma roteiro específico a ser seguido. 
O processo de ativação dependerá de acordo com o fabricante do dispositivo e do software de ativação por ele disponibilizado.

Em geral o processo de ativação consiste em uma simples etapa onde o CNPJ, o código de ativação e se necessário, o certificado digital são informados.


Esta ativação deve ser realizada abrindo o software de ativação fornecido pelo fabricante do SAT e clicando na opção geralmente definida como “Ativar SAT”. A unica ressalva que se faz, é de que deve ser selecionada a mesma opção informada no processo de vinculação do aparelho SAT ao CNPJ do cliente no que diz respeito ao tipo de certificado digital. 

Instalando e Configurando o Aplicativo Sincronizador SAT

O exemplo de download de arquivo e como proceder em caso de bloqueio foi realizado no browser Google Chrome, devido a este ser o browser mais indicado para a utilização do sistema.

Vale lembrar que o software é homologado apenas para a plataforma Windows, NÃO sendo possível rodar em Linux ou MAC.

Baixe o instalador acessando o sistema no Menu Download > Sincronizador SAT

O download do instalador do aplicativo (aproximadamente 400Kb) será iniciado. O instalador terá o nome de setup.exe

Devido a configurações de privacidade, pode ocorrer do navegador bloquear o arquivo de instalação do aplicativo logo após o término do download. Para realizar o desbloqueio, é preciso clicar na flecha logo ao lado do botão “Descartar” e no submenu subsequente, clicar em “Manter”.

Após o desbloqueio, apenas clique sobre o arquivo setup.exe para iniciar a instalação.

Após a instalação do aplicativo, a primeira ação solicitada será a de escolha do local onde a DLL do SAT fornecida pelo fabricante esta. Normalmente essa DLL se encontra no mesmo local onde o software de ativação do SAT fornecido pelo fabricante se encontra. Por padrão escolha esta pasta.

Caso uma pasta onde a DLL do SAT não esteja presente seja informada, o aplicativo SAT retornará a seguinte mensagem : ” Escolha uma pasta válida.”

Caso a pasta fornecida contenha a DLL do SAT, o aplicativo pedirá o código de ativação definido na etapa de ativação do SAT pelo cliente.

Após informar o código de ativação, o aplicativo solicitará o login do usuário no BEXUS Cloud.

Caso o login seja efetuado com o usuário administrador do sistema, o SAT aplicativo Sincronizador SAT sincroniza apenas as vendas de empresa definida como padrão no sistema. 
Caso o login seja efetuado com um usuário que não seja o administrador do sistema, o aplicativo Sincronizador SAT apenas sincronizará as vendas para a empresa PDV definida para aquele usuário.

Após efetuar login com sucesso, acesse o menu do aplicativo Sincronizador SAT e clique na opção “Associar ao Sincronizador SAT”. 
Após esta ação ser realizada com sucesso, o aplicativo Sincronizador SAT já esta corretamente configurado para a emissão de CFe.

Recomendamos que após feita a configuração do aplicativo Sincronizador SAT, o mesmo seja reaberto para validar as configurações definidas.

Esse conteúdo foi útil?

Artigos Relacionados