Curva ABC Produtos
Menu Relatórios – Submenu Vendas – Relatório ABC Vendas Produto
A Curva ABC é um método muito popular de categorização de estoque. Com este relatório, podemos ver claramente quais são os produtos mais importantes do mix da sua empresa.
Esse relatório pode ser filtrado por: Data de Cadastro, Aprovação do Orçamento, Aprovação do Pedido, Faturamento do Pedido. Fornecendo a possibilidade de resultados diferentes, que melhor se adequem a sua empresa.



Este relatório foi criado baseando-se no argumento de que apenas uma pequena parte dos produtos que você oferece na sua empresa é responsável pela maior parte do faturamento. Em outras palavras, são os produtos que “mais valem a pena” serem vendidos na sua empresa. Trata-se então de uma classificação estatística de materiais, em que se considera a importância dos produtos, baseada nas suas quantidades e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada (ABC Clientes).
Com esses dados em mãos, o gestor pode evitar erros comuns, como ter poucas unidades no estoque de um produto que é um dos mais vendidos e cheio de unidades em estoque de um produto que não vende tão bem.
Há várias maneiras de descobrir e categorizar a Curva ABC. Pode-se utilizar o preço de custo como fator determinante, o que vai mostrar os produtos de maior valor do estoque, a qual é a forma mais utilizada atualmente. Mas também alguns administradores criam relatórios utilizando valor de venda, lucro, etc.
Atualmente, o BEXUS Cloud efetua o cálculo da Curva ABC utilizando o preço de custo como fator determinante, que é a forma mais usada de Curva ABC, e permite fazer a análise por período, então você pode analisar mensalmente, diariamente, ou como desejar.

Veja que no relatório de Curva ABC do BEXUS Cloud acima, possuímos diversos produtos A, B e C. Vamos entender um pouco o que significa cada letra.
Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas
Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas
Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas
Os produtos A são os mais procurados, por isso nunca podem faltar na sua empresa. Monitorar constantemente como está o saldo de estoque destes produtos e planejar a compra com bastante antecedência, reservando a verba necessária para tal, é essencial para sua empresa.
Mas será que os produtos B e C devem ser abandonados e tirados da minha empresa?
Na verdade, não. Os produtos B e C aumentam a estabilidade da sua empresa e acabam engordando o tíquete médio do seu cliente. Normalmente são comprados junto com os produtos A, fazendo com que a conta do cliente fique maior no final.